O UAV (veículo aéreo não tripulado) Monarch 5, desenvolvido pela UAV Turbines Inc, fez seu voo inaugural decolando do Aeroporto Griffiss.

Entre os destaques desse drone, está o empuxo realizado por uma microturbina.

A empresa não divulgou muitos detalhes, mas no vídeo oficial percebe-se que o motor a reação é usado para girar uma hélice, a nova tecnologia possibilita 2000 horas de voo a mais antes de uma manutenção ser realizada no motor.

"Usando combustível Jet-A, a aeronave ficou muito mais silenciosa e proporcionou um voo mais suave", diz uma nota da empresa.

"Após anos de trabalho inovador e intensivo em design e engenharia, estamos entusiasmados ao ver nosso primeiro sistema de propulsão Monarch voar em uma estrutura TigerShark da Navmar Applied Science Corp", diz Kirk Warshaw, CEO da UAV Turbines.

"Este voo é uma prova positiva de que nossa equipe está sem igual ao desenvolvimento de pequenos sistemas de motores turboélice. Nossa atenção agora se volta para trabalhar com parceiros comerciais e militares para desenvolver estruturas de aeronaves em torno do nosso sistema de propulsão Monarch 5, semelhante à maneira como as aeronaves tripuladas são. Além disso, acreditamos que as capacidades indústrias de mobilidade aérea e defesa urbana  em tornar os sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS) tão comuns quanto aviões, caminhões e navios para uso comercial e de defesa", completa.

Fonte: Aeroflap 30/09/2019

  : aviacao-geral, internacional