NotíciasTecnologia
Tendência

Europa adota resolução para aeronaves elétricas

Parlamento Europeu aprovou relatório com políticas e legislação para incentivar aeronaves elétricas

O Parlamento Europeu adotou na semana passada, uma resolução com a legislação e políticas necessárias para acelerar o desenvolvimento de aeronaves elétricas, como solução eficaz em voos de curta e média distância.

O relatório menciona que aeronaves impulsionadas com motores elétricos e híbrido-elétricos podem reforçar a mobilidade urbana e aumentar a integração europeia com mais voos regionais, citando equipamentos configurados com nove a trinta assentos.

Países europeus estão assistindo um rápido desenvolvimento da tecnologia das baterias, tanto em termos de investimento como em produção, enquanto veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, conhecidos como eVTOL, iniciam campanhas de testes.

Entre as medidas apontadas pelo documento está o apoio das agências reguladoras, estímulos financeiros e estruturais governamentais, que auxiliarão todo o ecossistema necessário da aviação elétrica.

As autoridades pretendem estimular a utilização de novas matrizes energéticas, enquanto fabricantes investem em pesquisas para aperfeiçoar a propulsão e consequentemente uma nova série de aeronaves, com o objetivo final de alcançar a neutralidade climática até 2050.

A associação dos fabricantes de aeronaves de aviação geral (GAMA, na sigla em inglês), que representa a maioria das empresas que estão desenvolvendo aeronaves elétricas celebrou as recomendações.

“O relatório enfatiza fortemente a necessidade de um financiamento público mais direcionado por parte das agências e iniciativas da União Europeia para ajudar a financiar a inovação e trazer produtos de aviação elétrica para o mercado e desenvolver a infraestrutura terrestre adequada para apoiar este setor emergente. O potencial destes produtos para ajudar na formação de pilotos ecológicos e na mobilidade aérea urbana e regional é claramente reconhecido no relatório”, disse Kyle Martin, vice-presidente, assuntos europeus da GAMA.

Fonte
Aero Magazine

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo