Em sua segunda edição, o Instituto Brasileiro de Aviação traz uma importante ferramenta de inteligência e de apoio à decisão estratégica para empresas e agentes públicos. Edição com dados referentes ao ano de 2016 em português e inglês.

 Download

O primeiro Anuário Brasileiro de Aviação Civil do IBA trata dados estatísticos e mercadológicos tornando-se fonte de dados para tomadas de decisão e reconhecimento da importância do setor frente às autoridades. Edição com dados referentes ao ano de 2015 em português e inglês.

 Download

O Anuário da Anac traz informações revisadas e consolidadas de 31 companhias aéreas brasileiras e ainda de 57 empresas estrangeiras que realizaram voos de passageiros e carga com origem ou destino ao Brasil. Dados referentes ao ano de 2010 em português.

 Download

Documento realizado pela Anac é constituído de sete capítulos: cenário macroeconômico; oferta de transporte aéreo; demanda por transporte aéreo; aspectos operacionais; percentuais de atrasos e cancelamentos; tarifas aéreas domésticas; e aspectos econômico-financeiros. Dados referentes ao ano de 2011 em português.

 Download


No ano de 2013 a Anac lançou o Anuário do Transporte Aéreo 2012, onde foram mostrados resultados de várias áreas do setor aeroportuário e aeronáutico, como tarifas aéreas, oferta e demanda de transporte aéreo e percentuais de atrasos. Dados referentes ao ano de 2012 em português.

 Download

Este Anuário da Anac disponibiliza, dentre outros, estatísticas por aeroporto, por companhia aérea, por rotas e informações sobre movimento de passageiros e de carga, frota de aeronaves por companhia, quantidade de voos e número de localidades atendidas. Dados referentes ao ano de 2013 em português.

 Download


O Anuário do Transporte Aéreo de 2014 apresenta dados dos últimos dez anos, provenientes das operações domésticas e internacionais das empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que prestam serviços no Brasil, tais como: passageiros e cargas transportados; oferta e demanda; aproveitamento das aeronaves; participação de mercado; atrasos e cancelamentos; frota de aeronaves; pessoal por categoria; aeroportos utilizados; entre outros. Dados referentes a 2014 em português.

 Download

Através de 3 seções, o Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2013 do CGNA apresenta informações sobre 33 aeródromos pertencentes ao SISCEAB, informações sobre as TMA e CTR e sobre as cinco regiões de informação de voo brasileiras. Dados referentes ao ano de 2013 em português.

 Download

O Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2014 do CNGA compõe um valoroso acervo de dados estatísticos, que transmite ao leitor, informações quantitativas confiáveis sobre o cenário atual da aviação brasileira. Dados referentes ao ano de 2014 em português.

 Download


Este estudo é formado por uma base de dados estatísticos que tem como objetivo transmitir ao leitor informações quantitativas confiáveis sobre o cenário atual da aviação brasileira. Os dados permitem ao leitor obter um panorama geral sobre os aeroportos e espaço aéreo brasileiro, assim como as tendências e sazonalidades presentes nesse contexto. Dados referentes a 2015 em português.

 Download

Documento realizado pela CGNA é constituído de três seções: aeródromo TWR (Torre de Controle), TMA/CTR (Área de Controle Terminal/Zona de Controle), FIR (Região de Informação de Voo). Dados referentes ao ano de 2016 em português.

 Download

Em sua primeira edição, o Anuário Brasileiro de Aviação Geral trouxe os principais dados de aeronaves e operações da Aviação Geral, além de um guia de mercado do segmento. Edição com dados referentes ao ano de 2010 em português e inglês.

 Download

Repetindo o sucesso da primeira edição, o Anuário Brasileiro de Aviação Geral agora conta com uma análise comparativa da frota e das operações do setor com muito mais detalhes de cada classe e categoria de utilização. Edição com dados referentes ao ano de 2011 em português e inglês.

 Download


A 3ª edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral traz uma novidade importantíssima para demonstrar o valor da Aviação Geral no Brasil: o valor econômico do setor. Neste capítulo são avaliados dados relativos ao VAB gerado pelas principais atividades do setor. Edição com dados referentes ao ano de 2012 em português e inglês.

 Download

Muito mais completo, o 4º do Anuário Brasileiro de Aviação Geral alcançou a credibilidade e competência requerida para que autoridades do setor o utilizem para tomar decisões que impactarão diretamente na cadeia e nos milhares de empregos que a Aviação Geral gera. Edição com dados referentes ao ano de 2013 em português e inglês.

 Download


Em novo formato, a 5ª edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral inova com um sumário executivo trazendo as principais informações do setor para consulta rápida, além de informações comparativas de frota e operações. Edição com dados referentes ao ano de 2014 em português e inglês.

 Download

Este relatório apresenta os principais resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estratégica, que mobilizou mais de 250 pesquisadores em 65 aeroportos brasileiros. Edição em português

 Download

Em sua primeira edição, o Anuário Brasileiro de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo apresenta informações que quanti?cam a relevância das atividades auxiliares para o setor aéreo e para a economia. Edição com dados referentes ao ano de 2013 em português e inglês.

 Download

Este documento contém dados e análises que permitem conhecer e entender o Brasil da aviação – hoje um transporte de massa – e projetar para os próximos anos a repetição da façanha que todos nós fomos capazes de realizar na última década. Dados referentes ao ano de 2012 em português.

 Download

O Panorama 2013 é a segunda edição de uma série anual de estudos sobre o cenário e as evoluções do mercado brasileiro de transporte aéreo. Por se tratar de uma continuidade, traz uma visão evolutiva de alguns aspectos em comparação ao ano anterior e introduz aprimoramentos nas análises que vêm sendo feitas pela ABEAR. Dados Referentes ao ano de 2013 em português.

 Download


O Panorama 2014 é a terceira edição da publicação da ABEAR que analisa o setor do transporte aéreo no Brasil. Da mesma maneira que em versões anteriores, o Panorama 2014 explora intensamente a indústria do transporte aéreo sob uma perspectiva globalizante. Assim, sempre que for pertinente, são trazidas informações de outros países para confrontar o cenário brasileiro com o internacional. Dados referentes ao ano de 2014 em português.

 Download