IndústriaNotícias
Tendência

Biocombustível para aviação feito de milho conquista certificação inédita no Brasil

Empresa brasileira foi a primeira da indústria de biocombustíveis a conquistar certificação internacional na produção de combustível sustentável feito de milho no Brasil

Em breve os aviões poderão ser abastecidos com combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) produzido a partir do milho. No final dia 29 de fevereiro foi emitida a certificação ISCC Corsia à FS Fueling Sustainability para seu novo biocombustível.

O maior destaque desta certificação mundial SAF é na atribuição de baixo risco de Mudança Indireta no Uso da Terra (Low LUC Risk) para a produção de biocombustíveis. Um dos temores de diversos especialistas e ativistas é a mudança no uso da terra da produção de alimentos para produção e combustíveis. Ou, ampliação das áreas de cultivo para regiões de vegetação nativa, ampliando assim o desmatamento.

A certificação foi considerada pioneira, pois, o uso do milho de segunda safra como matéria-prima poderá eliminar as emissões relacionadas ao impacto indireto do uso da terra, uma vez que é cultivado na mesma área da soja, em um mesmo ciclo agrícola.

Por esse método de segunda safra a matéria-prima usada para biocombustível não desloca a produção de alimentos, reduzindo desmatamento ou emissões pela conversão de terras em agricultura.

Produzindo pouco mais de 2 bilhões de litros por ano, a FS Fueling Sustainability é a terceira maior produtora de etanol do país. Já a líder do setor, a Raízen, usa a cana-de-açúcar como matéria-prima, contundo sua certificação não inclui o atestado relacionado ao uso da terra.

No Brasil é comum o uso de cana-de-açúcar para a produção de etanol, que posteriormente é transformado no combustível sustentável de aviação.

“Com isso, a gente conseguiu obter uma nota de carbono mais favorável que outros grupos. [somos] a primeira do mundo do etanol com esse tipo de atributo”, afirmou Rafael Abud, CEO da FS, que também espera se beneficiar no mercado da inédita certificação.

Fonte
Aero Magazine

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo