A Honda Aircraft apresentou durante a NBAA-BACE 2021, que acontece em Las Vegas, seu novo jato de negócios. O modelo designado como HondaJet 2600, em alusão ao alcance de 2.600 nm (4.800 km), terá um maior espaço interno e capacidade de voos intracontinentais.

O novo avião é uma evolução ao HondaJet original, dando agora início ao conceito de família. O lançamento era esperado pelo setor, visto a idade do programa original, e a necessidade da criação de uma linha de produtos mais robusta, permitindo competir em novos segmentos do mercado.

Com uma fuselagem com 17.62 metros de comprimento, e altura de 4,84 metros, o avião também ganhará novas asas, com 17,29 metros. O projeto provavelmente deverá exigir um redesenho das asas e de alguns sistemas, mas mantendo comunalidade com o HondaJet Elite atual.

As especificações iniciais apresentam uma aeronave com capacidade para até oito passageiros, com três opções de cabine, alcance de 2.625 nm (4.861 km), velocidade de cruzeiro de 450 ktas (833 km/h) e teto máximo de 47.000 pés.  A Honda Aircraft manterá a altitude de cabine de 6.300 pés, permitindo maior conforto a bordo.

A cabine de comando ainda terá auto throttle, além de ser equipado com o Advanced Steering Augmentation System (ASAS) and Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS). O HondaJet 2600 também terá de série freios, trem de pouso e spoilers elétricos. Assim como o irmão mais velho, o novo jato será certificado single pilot e contará com aviônica com telas sensíveis ao toque.

Fonte: Aero Magazine 12/10/2021

  : aviacao-executiva, aviacao-geral, internacional