Tecnologia

eVTOL da Embraer aparece pela primeira vez em voo

Um vídeo promocional divulgado hoje (23) nas redes sociais da Embraer mostrou pela primeira vez o eVTOL da fabricante em voo. A ação promove a Eve Air Mobility, divisão da empresa brasileira focada em soluções de mobilidade urbana.

O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Embraer que aparece nas imagens ainda é protótipo em escala reduzida, mas já adianta alguns detalhes interessantes da aeronave. Nota-se, por exemplo, a presença de 10 hélices distribuídas em duas asas e esquis de pouso.

<iframe width=”640″ height=”480″ src=”https://www.youtube.com/embed/iV4oUt3R1_s” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

A Embraer ainda não revelou mais detalhes sobre os testes com o eVTOL. Em julho do ano passado, a fabricante informou que havia conduzido o primeiro “voo virtual” da aeronave em simulador, etapa necessária para calibrar os comandos do aparelho.

Também conhecidos como “táxis voadores”, os eVTOLs são propostos como um novo meio de transporte em grandes centros urbanos.

A Uber é o principal nome nesse ramo com a iniciativa Uber Air, que tem a participação da Embraer e outros fabricantes que estão desenvolvendo as aeronaves e a estrutura necessária para operá-las. Austrália e EUA serão os primeiros países a contarem com o novo modal de transporte, com previsão de início dos serviços em meados de 2023.

Fonte: Airway 24/03/2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo