A Eve Urban Air Mobility Solutions(Eve), da Embraer, e a Skyports, companhia líder no segmento de vertiportos, anunciaram hoje (21) uma parceria voltada ao desenvolvimento de soluções para as operações iniciais de mobilidade aérea urbana (UAM) na Ásia e nas Américas.

As empresas irão utilizar os eVTOLs, veículos elétricos de zero emissão e baixo ruído da Eve, bem como o software de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano (UATM) e os serviços de mobilidade aérea urbana para desenvolver um conceito que apoiará os procedimentos operacionais e o desenvolvimento do veículo e serviços, à medida que a UAM se aproxima dos primeiros lançamentos em diversos mercados ao redor do mundo.

Este acordo amplia o relacionamento entre as duas organizações, que teve início de 2020, quando a Eve ainda estava incubada na EmbraerX.  

Juntas, as companhias pretendem avançar rapidamente e de forma disruptiva, trazendo ao mercado o inovador eVTOL da Eve para que os passageiros tenham a experiência do transporte elétrico do futuro e um novo modelo de mobilidade sustentável.

Como parte da colaboração, a Skyports contribuirá com uma avaliação de prontidão de mercado e um estudo de operação conceitual de veículos no Brasil, impulsionando o desenvolvimento da Eve no mercado de UAM na região.

As duas empresas já cooperam na criação de um conceito de operações com a Airservices na Austrália e estão atualmente colaborando para desenvolver operações no Reino Unido.

“Nossa parceria com a Eve abre caminho para inovações ágeis em mobilidade aérea urbana, acelerando novas iniciativas para atender à crescente demanda por serviços de eVTOL. Estamos ansiosos com a expansão da parceria para avançar em novas oportunidades neste mercado de rápido crescimento”, disse Duncan Walker, CEO da Skyports.

“Em transição para uma economia de baixo carbono, a indústria aeroespacial precisa da inovação disruptiva para criar um futuro mais sustentável. Com a mobilidade aérea urbana, nós temos uma oportunidade ímpar de cocriar vertiportos, veículos e operações, projetando um ecossistema completamente novo e mais eficiente de mobilidade desde seu início”, afirma André Stein, presidente e CEO da Eve.

“É uma grande satisfação contar com a Skyports nesta jornada de desenvolvimento de soluções em mobilidade aérea urbana na Ásia e nas Américas, nos deixando mais próximos de oferecer aos passageiros em deslocamentos urbanos ou em viagem uma experiência totalmente nova e com emissão zero”.

A Skyports é a fornecedora líder mundial de infraestrutura de mobilidade aérea urbana. A companhia foi a primeira a construir um vertiporto para pouso e decolagem de táxi aéreo com eVTOL, que foi apresentado como parte de um teste realizado em 2019, em Singapura. Além das Américas e da Ásia, a Skyports atualmente tem projetos de infraestrutura em desenvolvimento na Europa e no Oriente Médio.

Beneficiando-se de uma mentalidade de startup e apoiada na história de mais de 50 anos da Embraer na fabricação de aeronaves e expertise em certificação, a Eve apresenta uma proposta de valor única ao se posicionar como uma parceira do ecossistema, oferecendo um conjunto de produtos e serviços.

O design do eVTOL da Eve, centrado no ser humano, representa um design simples e intuitivo que continua a atingir marcos de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e modelo em escala em outubro de 2020.

Além do programa de aeronaves, a Eve aproveita a experiência da Embraer e da Atech, uma subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de software de gerenciamento de tráfego aéreo mundialmente reconhecido para criar soluções que ajudarão a dimensionar com segurança a indústria de UAM a partir de agora.

Fonte: Aeroflap 21/06/2021

 

  : aviacao-geral, brasil, internacional