Infraestrutura

Aeroclube de São Paulo pode ser fechado pela INFRAERO nos próximos dias

O Aeroclube de São Paulo, instituição que completará 88 anos de história em 2019, corre o risco de fechar as portas de forma repentina e irreversível nos próximos dias. Sendo o aeroclube mais antigo do Brasil em atividade, tendo formado milhares de pilotos para a aviação brasileira e internacional, jamais interrompeu suas atividades de formação aeronáutica e tem sua trajetória intimamente ligada à fundação do Aeroporto Campo de Marte.

Em meio a diversas ações divergentes ao fomento e desenvolvimento de instituições educacionais da aviação brasileira, nosso clube-escola vive também os conflitos de uma política opaca no fechamento do Aeroporto Campo de Marte e uma difícil realidade do setor aeronáutico que assiste à falência de empresas aéreas e demissões em massa com perplexidade de forma cíclica.

O Aeroclube de São Paulo que se estabeleceu no aeroporto por uma estratégia de desenvolvimento e formação de pilotos e incentivo à aviação brasileira por parte do Governo Federal, responde ao processo 5006846-63.2017.4.03.6100 proposto pela Infraero.

O espaço que já teve concessão vitalícia hoje tem liminar para desocupação nos próximos dias. A instituição que é regulamentada pela ANAC não tem prazo suficiente para pedir a certificação de qualquer outra instalação a tempo de manter suas atividades e compromissos com a comunidade aeronáutica. O processo de alteração de endereço estabelecido pelo RBAC 141 (Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil) em seu item 141.25 requer pelo menos 60 dias de antecedência para informar a ANAC de uma transferência de endereço.

Atualmente o aeroclube possui mais de uma centena de alunos matriculados nos cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor de Voo e Comissário. Além de compromissos assumidos com centenas de associados, colaboradores e fornecedores.

A diretoria executiva da instituição trabalha para conseguir extensão do prazo na justiça e um posicionamento político sobre a situação que reflete o descaso e falta de um planejamento nacional a curto, médio e longo prazo para a aviação brasileira comercial e suas escolas.

O Aeroclube é muito mais que uma escola de aviação quase centenária, é uma instituição que vai além dos voos, além da paixão humana por voar, além do desenvolvimento de uma indústria aeronáutica forte, além da formação de profissionais que nutrem a aviação nacional, o Aeroclube é movido por pessoas e não pode morrer com o fechamento compulsório e repentino de suas portas.

Uma nação que não preserva sua história, que não fortalece instituições tradicionais e que permite a desmobilização ou desmonte dessas diante de interesses arrecadatórios ou puramente especulativos, não pode de fato ser grande. A aviação brasileira sofre há décadas com o descaso e desinteresse público, sem o reconhecimento da importância e o respeito dessa indústria vital para o desenvolvimento da nação.

Fonte: Aeroin 23/05/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo