Indústria

TBM 910 realiza voo para a EBACE alimentado por biocombustível

A fabricante de aeronaves Daher anunciou que modelo TBM 910 exposto durante a European Business Aviation Convention & Exhibition (EBACE) foi levado para o show de aviação em Genebra usando combustível Jet A combinado com biocombustível.

Este voo de demonstração foi organizado pela coligação de aviação executiva para combustível alternativo de aviação sustentável (SAJF), utilizando uma mistura produzida pela Neste e fornecido pela Air BP.

O biocombustível atende a especificação padrão de hidrocarbonetos sintetizados e foi aprovado para o motor turboélice PT-6A do avião produzido pela Pratt & Whitney Canada.

Combinando a mistura com o baixo consumo do modelo, o voo do Aeroporto Caen Carpiquet da França para Genebra gerou 80 % menos emissões de gases de efeito estufa do que um jato leve que queima regularmente Combustível Jet A numa viagem equivalente.

A coalizão SAJF foi formada há dois anos para promover os combustíveis que podem reduzir as emissões, uma meta de longo prazo para a comunidade de aviação executiva. 

Fonte: Flap Internacional 22/05/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo