Mercado

Desembarques em aeroportos do país crescem em 2017, aponta Anac

O número de desembarques de passageiros de voos nacionais e internacionais nos aeroportos brasileiros cresceu em 2017. Na movimentação doméstica, o aumento registrado foi de 2% e, na internacional, de 4,4%, comparado aos resultados de 2016.

O indicador, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), trata do número de desembarques e não de pessoas – já que um mesmo passageiro é contado toda vez que desce de um voo doméstico ou internacional. Ou seja, um passageiro em voo com conexão pode ser contado em dois desembarques, por exemplo.

No acumulado de janeiro a dezembro foram anotados 92,15 milhões de desembarques domésticos. Deste total, 88,4 milhões são relativos a passageiros desembarcados de voos regulares e 3,7 milhões de voos não regulares.

Janeiro foi o mês com o melhor desempenho no indicador, com 8,66 milhões.

Já as chegadas internacionais, que abrangem estrangeiros e brasileiros residentes, somaram 10,6 milhões. A maioria deles, 10,2 milhões, utilizaram voos regulares.

No quesito desembarque estrangeiro, julho foi o mês de melhor performance no ano, quando alcançou a marca de 1 milhão, cerca de 10% do total de passageiros desembarcados no Brasil.

Fonte: Valor 09/02/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo