Infraestrutura

DECEA reúne organizações para debater infraestrutura aeroportuária do País

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo recebeu, no dia 31 de janeiro, organizações reguladoras do transporte aéreo e administradoras de aeroportos em sua sede, no Rio de Janeiro. A Primeira Reunião do Comitê de Infraestrutura Aeroportuária teve por fundamento inaugurar uma rotina de encontros periódicos na busca das melhores práticas e resoluções das necessidades da infraestrutura aeroportuária do País.

Partindo-se do pressuposto de que na aviação não há mais espaço para ações isoladas e decisões unilaterais, a intenção é o estreitamento do relacionamentos interórgãos por meio destas reuniões com a abertura de um novo canal de comunicação dedicado especificamente ao assunto.

De acordo com o chefe adjunto do Subdepartamento de Operações do DECEA, Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) será o braço executivo do DECEA nestes encontros que, apesar de, por ora, ter reunido representantes de alto escalão, passará a ter um caráter mais técnico a partir dos futuros eventos.

Citando como exemplo os bons resultados da colaboração DECEA-Aeroporto de Guarulhos na parceria de A-CDM (Airport Collaborative Decision Making), o diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, enfatizou a relevância do trabalho: “A iniciativa se reveste de importância fundamental para todos nós. Com essa parceria com os órgãos reguladores da atividade e os administradores de nossos aeroportos teremos a oportunidade de buscar o aumento de capacidades e movimentos, com economia de recursos. Espero que consigamos avançar”.

Dentre os assuntos debatidos, o próprio A-CDM, com as futuras implementações do conceito em novos aeroportos; a criação de um comitê de capacidade; a necessária antecedência na comunicação de planejamentos de obras por parte dos aeroportos; a implementação de rotas dedicadas para aeronaves de baixa performance; o compartilhamento de informações de fluxo de tráfego aéreo; a definição do quantitativo de voos alternados por empresa aérea para cada aeroporto; a readequação da Terminal Área de São Paulo com novos procedimentos PBN; dentre outras temáticas. A data prevista para uma nova reunião de infraestrutura aeroportuária é o dia 25 de março.

Fonte: DECEA 01/02/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo