Tecnologia

Aerion e Lockheed Martin desenvolverão jato supersônico

Dois líderes em tecnologia supersônica, Aerion e Lockheed Martin anunciaram hoje um Memorando de Entendimento (MOU) para definir um processo formal e fechado para explorar a viabilidade de um desenvolvimento conjunto do primeiro jato de negócios supersônico do mundo, o Aerion AS2 . Nos próximos 12 meses, as empresas trabalharão em conjunto para desenvolver uma estrutura em todas as fases do programa, incluindo engenharia, certificação e produção.

O presidente da Aerion, Robert M. Bass, afirmou: “Esta relação é absolutamente fundamental para criar um renascimento supersônico. Quando se trata de know-how supersônico, as capacidades de Lockheed Martin são bem conhecidas e, de fato, lendárias. Compartilhamos com Lockheed Martin um compromisso para o desenvolvimento a longo prazo de aeronaves supersônicas civis eficientes “.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Aerion no desenvolvimento do jato supersônico eficiente de próxima geração que potencialmente servirá como uma plataforma para pioneirismo de aeronaves supersônicas”, disse Orlando Carvalho, vice-presidente executivo da Lockheed Martin Aeronautics.

O MOU é o resultado de extensas discussões entre a Aeron e Lockheed Martin’s Skunk Works® Advanced Development Programs team. Por cerca de 75 anos, a Skunk Works existiu para criar aeronaves revolucionárias que ultrapassem os limites do que é possível.

A Lockheed Martin, conhecida pelo desenvolvimento das principais aeronaves de combate supersônicas do mundo, F-16, F-35 e F-22, bem como a aeronave de reconhecimento Mach 3 + SR-71, está empenhada em promover novas inovações e desenvolver ferramentas supersônicas tecnologias com aplicações civis e comerciais.

“Na sequência da nossa revisão inicial da tecnologia aerodinâmica da Aerion, a nossa conclusão é que o conceito Aerion AS2 garante o investimento adicional do nosso tempo e recursos”, afirmou Carvalho. “Estamos empenhados em permanecer na vanguarda da tecnologia aeroespacial e estamos entusiasmados em examinar o contributo que podemos fazer para trabalhar com a Aerion para tornar o histórico da aviação”.

Nos últimos dois anos e meio, a Aerion avançou a aerodinâmica e o design estrutural da AS2 através de um prévio acordo de colaboração em engenharia com a Airbus. Através desse esforço, as duas empresas desenvolveram um projeto preliminar de estruturas de asa e arma, layout de sistemas e conceitos preliminares para um sistema de controle de vôo fly-by-wire.

“Estamos gratos pelo contributo da Airbus para o programa”, disse Brian Barents, presidente executivo da Aerion. “Não poderíamos ter movido o programa para esta etapa sem o apoio deles”.

Em maio de 2017, a GE Aviation anunciou um acordo com a Aerion para definir um motor supersônico para o AS2. O último anúncio com a Lockheed Martin posiciona a Aerion como líder no setor emergente da aviação civil supersônica.

Fonte Lockheed Martin 15/12/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo